Notícias



Conscientização sobre o câncer de mama

Durante o mês de outubro, a Econorte recebeu a visita dos palhaços Cora e Ritalino, personagens dos atores Mariana Ferrari e Tiago Marques, que fizeram abordagens para passar informações sobre o câncer de mama. Entre brincadeiras e músicas, os funcionários passaram a saber mais sobre a prevenção e o tratamento da doença.

Para a gerente de marketing, Cássia Romanow, a ideia era abordar o Outubro Rosa de uma forma diferente. “Todo ano a gente faz alguma ação sobre esse tema, trazendo especialistas da saúde, e, com certeza, a abordagem do tema está cada vez mais frequente e ampla, são vários setores da sociedade se envolvendo. Mas esse ano decidimos trazer a mensagem de uma forma mais lúdica, para criar lembranças cotidianas, persistindo nas informações e aproximando ainda mais os funcionários.”

Enfrentando o problema de frente

A recepcionista Sarita Fernandes conta que passou pelo tratamento de câncer de mama em 2008. “Não tenho casos na família e descobri por acaso. Como tinha plano de saúde, enfrentei o tratamento de frente com a cabeça bem firme. Minha mãe me acompanhou durante o período e deu tudo certo. Agora faço retornos ao médico a cada seis meses; fui em setembro e está tudo bem”, comemora.

Quanto à ação da empresa, Sarita destacou a forma leve como o assunto foi abordado pelos atores e acha importante que haja esse tipo de divulgação no trabalho: “Quando você tem essa doença, acaba descobrindo que isso é muito mais próximo do que se imagina. O que antes estava distante nos números, tornou-se palpável.”

Previna-se

De acordo com o INCA, 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividades físicas, alimentação saudável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, entre outras formas. O câncer pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos através do auto-exame, aumentando a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com grande possibilidade de sucesso.


Texto de Lucas Pettinati, aluno de jornalismo com supervisão de Emilia Miyazaki


Fonte: Assessoria de Imprensa Econorte - 29/10/2019 às 00:00

Visualizar feed RSS das noticias